Destinos : GENOVA | SANTA MARGHERITA| PORTOFINO | CINQUE TERRE | PARMA | LANGHIRANO | MODENA | MARANELLO | BOLONHA | RAVENNA |

1º dia, terça-feira – SÃO PAULO

Apresentação direta ao aeroporto, assistência ao embarque e saída em voo regular da Alitalia (via Roma) ou Lufthansa (via Frankfurt) para a Itália. Noite em voo.

2º dia, quarta-feira – GENOVA

Chegada ao aeroporto, recepção e traslado ao hotel. Os quartos estarão à disposição a partir das 14h. Restante do tempo livre. Jantar com degustação de pratos e vinhos da região. Hospedagem.

3º dia, quinta-feira – GENOVA

Café da manhã (buffet). Pela manhã, saída para visita panorâmica (com guia local profissional) da cidade natal de Cristóvão Colombo, capital da Ligúria e um dos portos mais importantes do Mediterrâneo. Almoço em restaurante tradicional no renovado Porto Antico. Tarde livre. Hospedagem.

4º dia, sexta-feira – GENOVA

Café da manhã (buffet). Pela manhã, percorrendo a estrada panorâmica, saída para a Riviera do Tigullio, com paradas em Camogli, Santa Margherita e Portofino. Almoço em restaurante típico com degustação da famosa focaccia da região.  Retorno a Genova no final da tarde. Hospedagem.

5º dia, sábado – GENOVA-CINQUE TERRE-PARMA

Café da manhã (buffet). Pela manhã, saída para Sestri Levante, breve parada para conhecer a Baia del Silenzio e embarque em barco para  Cinque Terre, como são conhecidas cinco antigas vilas de pescadores.  Parada para em Vernazza para almoço em restaurante típico com especialidade em frutos do mar. Apreciando as encostas repletas de vinhedos e vistas de Corniglia, Manarola e Riomaggiore, continuação até a pitoresca Portovenere. Em seguida, atravessando a fronteira com a Emília-Romanha, viagem para Parma. Jantar com degustação de pratos e vinhos da região. Hospedagem.

6º dia, domingo – PARMA

Café da manhã (buffet). Pela manhã, saída para Parma, cidade famosa pela fabricação de produtos da alta gastronomia italiana. Passeio a pé pelo centro histórico admirando o belo conjunto arquitetônico da Piazza Duomo (com a catedral, torre e batistério), o Palazzo della Pilotta e o Teatro Regio. Almoço em restaurante tradicional com degustação de queijo Parmigiano Reggiano. Tarde livre. Hospedagem.

7º dia, segunda-feira – PARMA

Café da manhã (buffet). Pela manhã, saída para Langhirano para visitar um produtor do famoso Prosciutto di Parma. Em seguida, almoço na ALMA, escola de cozinha italiana, no interior do Palácio Ducal de Colorno, nos arredores de Parma. Retorno ao hotel no final da tarde. Hospedagem.

8º dia, terça-feira – PARMA-MODENA-MARANELLO-BOLONHA

Café da manhã (buffet). Pela manhã, saída para Modena, com breve passeio a pé pelo centro histórico e almoço em restaurante tradicional, com degustação de aceto balsamico. Em seguida, saída para Maranello e visita da Galeria Ferrari (entrada), onde estão expostos automóveis antigos e os modelos mais recentes da famosa fábrica de automóveis. Continuação da viagem até Bolonha. Hospedagem.

9º dia, quarta-feira – BOLONHA

Café da manhã (buffet). Pela manhã, saída para visita panorâmica (com guia local profissional) desta cidade conhecida como “La dotta” (a culta, por abrigar uma das universidades mais antigas do mundo) e “La grassa” (a gorda, por ser conhecida como a capital da região que produz as melhores massas e embutidos do país). Caracterizado por quilômetros de calçadas cobertas e pelo monumental conjunto formado pela Piazza Maggiore (com a Basílica de São Petrônio) e Piazza del Nettuno (com a estátua do deus dos mares), o centro histórico de Bolonha tem ainda duas torres medievais pendentes, palácios góticos e igrejas de várias épocas. Em seguida, almoço em restaurante no interior do FICO, o maior parque agroalimentar do mundo. Tempo livre e retorno ao centro de Bolonha no final da tarde. Hospedagem.

10º dia, quinta-feira – BOLONHA

Café da manhã (buffet) e saída para Ravenna para visita (com guia local profissional) desta artística cidade, antiga capital do Império Romano Ocidental, incluindo a Igreja de San Vitale (entrada), o Mausoléu de Galla Placídia (entrada), decorado com magníficos mosaicos e a Igreja de San Apollinare (entrada).  Em seguida, percorrendo a estrada que leva ao Mar Adriático, almoço em restaurante típico da Costa Emiliana. No final da tarde, retorno a Bolonha. Hospedagem.

11º dia, sexta-feira – BOLOGNA

Café da manhã (buffet). Quartos à disposição até 12h. No horário combinado, traslado ao Aeroporto e embarque em voo regular da Alitalia (via Roma) ou Lufthansa (via Frankfurt) com destino ao Brasil. Noite em voo.

12º dia, sábado – SÃO PAULO

Chegada e término de nossos serviços.